sexta-feira, 11 de novembro de 2011
sexta-feira, 14 de outubro de 2011
os sentidos
em nosso corpo sao encontradas varias estruturas responsaveis por dectarem vibreçoes toques ,mudanças de temperatura ,etc .sao elas:receptores de paccinni;receptores de meissneer;discos de merker;receptores de ruffini;;receptores krause;eterminaçoes nervosas livres.
as estruturas a seguir sai encontradas em todas as regioes do nosso corpo
*receptores de paccini:responsaveis por captar vibraçoes e movimentos rapidos dos tecidos
*discos de merkel:possuem sensibilidade tatil e de preçao.indentificam toques continos de objetos contra pele.
*terminaçoes nervosas livres:estruturas sensiveis e estimulos mecanicos termicos e principalmente doloroso.
*as estrturas a seguir sao encontradas nas regioes do corpo desprovidas de pelo ,comlabios manilos ,pontas de dedos,etc.
*receptores de krause:estruturas encontradas na regiao limitrofes da pele com as membranas mucosas ,ao redor dos labios e dois genitas .sao receptores terminos do frio.
os receptores de reffini sao estruturas encontradas somoente na regiao da pele que possuem pelo.
*receptores de reffini :com forma remificada,saqo receptores termicos do calor
sexta-feira, 7 de outubro de 2011
Qual a função dos músculos?
Os músculos têm grande participação quando se trata de movimento, pois eles se “comunicam” com os ossos para executar uma ação, contraindo ou relaxando através de estímulos do sistema nervoso central.
Quais os principais músculos do corpo?
Existem mais de 600 músculos espalhados pelo corpo humano, desses podemos citar 03 tipos:
Músculo esquelético
É estriado, movimenta os ossos e é de controle voluntário. Existem em maior quantidade e está presente nos bíceps, peitoral, etc;
Músculo cardíaco
Tem estrias, bombeia o sangue por todo o corpo e é involuntário, está presente no coração;
Músculo liso
É involuntário. Como o próprio nome diz é liso, está presente na parede dos vasos sanguíneos e trato digestivo;
O músculo esquelético dispõe de fibras, distribuídas no mesmo agrupamento muscular podendo chegar a mais de 1 milhão de fibras musculares em cada agrupamento, por exemplo no músculo gastrocnemio.
A fibra e a célula muscular não são visíveis a olho nu e cada fibra muscular é fixada ao osso através do tendão com um nervo motor simples formando uma unidade motora, que quando estimulada por um impulso nervoso do cérebro ou da medula espinhal, provoca uma contração muscular.
Existem 03 tipos de fibras musculares:
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
Superficiais ou Cutâneos: Estão logo abaixo da pele e apresentam no mínimo uma de suas inserções na camada profunda da derme. Estão localizados na cabeça (crânio e face), pescoço e na mão (região hipotenar). Exemplo: Platisma. |
Profundos ou Subaponeuróticos: São músculos que não apresentam inserções na camada profunda da derme, e na maioria das vezes, se inserem em ossos. Estão localizados abaixo da fáscia superficial. Exemplo: Pronador quadrado. |
Longos: São encontrados especialmente nos membros. Os mais superficiais são os mais longos, podendo passar duas ou mais articulações. Exemplo: Bíceps braquial. |
Curtos: Encontram-se nas articulações cujos movimentos tem pouca amplitude, o que não exclui força nem especialização. Exemplo: Músculos da mão. |
Largos: Caracterizam-se por serem laminares. São encontrados nas paredes das grandes cavidades (tórax e abdome). Exemplo: Diafragma. |
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
sobre a aula sobre ossos na sala
esqueleto
Esqueleto Axial, Esqueleto Apendicular e cinturas escapular e pélvica.
As funções do Esqueleto humano é de proteger as estruturas vitais, sustentar o corpo,base mecânica para os movimentos, produção de células sanguíneas e a de armazenamento de sais minerais.
observe o esquema
*epifises-as extremidades do osso recobertas por catilagens
*periosteo-a membrena fibrisa que reveste externamente o osso
*diafise-a porcao do osso situado entre as epifises é envovido pelo perioselo
*canal osseo-o canal onde se encontra a medula ossea.
*trocante maior cabeça faria da cabeça caloo linha proxima da reflexao capilar linha intreta conterica toracante menor (copo) (diafise) linha distal de reflexao capsular tubercus natultas epicadeia lado epicandeis medida conafilo lateral protela.
*regiao carical ,regiao toricical,regiao lembar regiao sacal,regiao coccigra.
sexta-feira, 5 de agosto de 2011
nos seres humanos exsistem os seguintes tipos basicos de sangue em relaçao ao sistema abo:
grupo a
grupo b
grupo ab
grupo o
cada pessa pertence a um grupo sanguineo desses.
nas hemaceas humanas podem existir dois tipos de proteinas:o aglutinogenio a e o aglutinagenio b -de acordo com a presença ou nao dessas proteinas nas emoceas, o sangue é assim classificado :
*grupo a-possui somente o aglinagenio;
*grupo b-possui somente o aglinagenio;
*grupoab-possui aglinagenio.
no plasma sanguineo humano pode existir duas outras proteinas ,chamadas aglutinas ,aglutina aglutina a ,aglutina b.
na tabela a saguir voce pode vereficaro tipo de aglutinamento dos esxistentes em caso grupos sanguineos.
grupo sanguineo aglutinamento aglutina
a a anti-b
a b antia
b a e b nao possui
ab
o nao possui anti-a anti-b
sistema mn
Sistema proposto em 1927, por Landsteiner e Levine, observando a capacidade de aglutinação de hemácias humanas em teste realizado em coelhos, sendo a partir de então possível a caracterização de dois tipos de aglutinogênios presentes conjuntamente ou isolados na membrana dos eritrócitos: o antígeno M e o antígeno N.
Portanto, trata-se de uma herança codominante (sem ação dominante ou recessiva) do grupo sanguíneo, formado pelos alelos LM e LN.
Nesse sistema, existem três tipos de genótipos para seus correspondentes fenótipos: dois homozigóticos, sendo o primeiro deles LMLM do grupo M, o segundo LNLN do grupo N e o terceiro heterozigótico LMLN do grupo MN.
Genótipo | Fenótipo |
LMLM | Grupo M |
LNLN | Grupo N |
LMLN | Grupo MN |
Uma importante ressalva a este sistema é a sua não interferência quanto a processos de transfusões sanguíneas, em razão da não produção de aglutininas contra os antígenos M e N no plasma dos seres humanos.
sexta-feira, 22 de julho de 2011
O SISTEMA LINFATICO
alem do sistema cardiovascular para a circulação do sangue o corpo humano passei outro sistema fuxo esquerdo :
o sistema linfatico compreende o conjunto formado pela linfa ,pelos vasos linfaticos e orgaos com os linfonodos ,o braço,o timo e as tonsilhas palastinas.
a linfa e um liquido claro,ligeramente amarelado ,que flui tambem tem em nosso corpo atraves dos vasos linfaticos .
parte do plasma sanguineo extravasa continuamente dos vasos capilares ,formando um material liquido entre as celulas dos diversos tecidos do organismo o liquido intercelular ou interstial.
uma parte desse liquido interalucar retorna aos capilares sanguineos,carregando gas carbonico e residuos diversos. outra parte da linfa e recolhido pelos capilares linfaticos .os capilares linfaticos transportam a linfa ate os vasos de maior calibre chamado vasos linfaticos.
Há vários grupos sangüíneos herdados independentemente entre si. São conhecidos diversos sistemas de grupo sangüíneos.
Entre eles podemos citar os sistemas ABO, Rh, MNS, Kell, Lewis, etc. O sistema ABO é o de maior importância na prática transfusional por ser o mais antigênico, ou seja, por ter maior capacidade de provocar a produção de anticorpos, seguido pelo sistema Rh.
Os antígenos deste sistema estão presentes na maioria dos tecidos do organismo . Fazem parte deste sistema três genes A, B e O podendo qualquer um dos três ocupar o loco ABO em cada elemento do par de cromossomos responsáveis por este sistema.
Os genes ABO não codificam diretamente seus antígenos específicos, mas enzimas que tem a função de transportar açúcares específicos, para uma substância precursora produzindo os antígenos ABO.
O indivíduo do grupo AB é possuidor de um gene A e de um gene B, tendo sido um herdado da mãe e o outro do pai. Ele possui nos seus glóbulos vermelhos os antígenos A e B, seu genótipo é AB.
No caso do grupo O, foi herdado do pai e da mãe o mesmo gene O. O gene O é amorfo, isto é, não produz antígeno perceptível. As células de grupo O são reconhecidas pela ausência de antígeno A ou B. Quando o gene O é herdado ao lado de A, apenas o gene A se manifesta; e se é herdado ao lado do gene B apenas o gene B se manifesta.
Ao realizarmos os testes rotineiros em laboratório, não podemos diferenciar os indivíduos BO e BB, e nem AO e AA. Os símbolos A e B, quando nos referimos a grupos, indicam fenótipos, enquanto que AA, BO etc. são genótipos (ver quadro abaixo).
FENÓTIPO | GENÓTIPO |
A | AO |
A | AA |
O | OO |
B | BO |
B | BB |
AB | AB |
É dito homozigótico quando o indivíduo é possuidor de genes iguais (AA, BB, OO), e heterozigótico quando os genes são diferentes (AO, BO, AB)
sexta-feira, 8 de julho de 2011
entestino grosso
O intestino grosso (simplificadamente e erroneamente chamado de cólon) é a parte final do tubo digestivo. Nele distinguem-se três partes: o ceco, o cólon e o recto (ou reto). O ceco é onde desemboca o intestino delgado, e onde se localiza um prolongamento em forma de tubo, o apêndice vermiforme. O cólon se subdivide em três partes: cólon ascendente ou direito, cólon transverso — que atravessa a cavidade abdominal da direita para a esquerda — e o cólon descendente ou esquerdo. O reto, que faz comunicar o cólon com o exterior através do orifício anal (ânus), apresenta uma dilatação chamada ampola retal, cujo alargamento (pelas fezes) desencadeia o ato de defecação. O ânus encontra-se fechado por um músculo chamado esfíncter anal, situado à sua volta, em forma de anel. No intestino grosso são acumulados os resíduos da digestão, as fezes, sendo-lhes absorvida a água antes de passarem à ampola retal.
sexta-feira, 1 de julho de 2011
entestino delgado
pouco a pouco o alimento dusco o estomago e passa para o intestino delgado e nesse orgão que a digestão dos alimentos se completa.ele revestido internamente por uma membrana chamada mucosa intestinal, sua celulas fabricam o suco enterico.
o intestino delgado mede serca de 6 cm de comprimento e compreende 3 partes. duodeno ,jejuno, eno ileo. obseve-o na figura ,
o duodeno tem aproximadamente 25cm de comprimento e a forma de letra c.
nele desembocan dois ductos um deles liberta a sua
estomago
o estomagos é um m orgao moscular em forma de saco . comunica-se com o entestino delgado por um orificio chamadon pirolo palavra que vem do grego que significa parteiro. o piloro tem ao seu redor uma mecanismo muscular que se contraem quando o alimento napo passa para o entestino delgado , fica retido no estomago ate que a funçao digestoria nele se completa . em seguida o piloro relaxa permitindo que o alimento passe pelo intestino delgado.
o estomago é resvistado internamente por uma menbrana chamada mucose gastica , que possui glandulas especiais para fabricassao do suco gastrico.quando chega ao estomago o alimento recebe o suco gastrico .
um do componentes desse suco é acido colidrico substancia sresponsaveis pela concideravel acides que le apresenta . o suco gastrico contem tambem uma esima chamado pepsino origen proteinas.
quarta-feira, 15 de junho de 2011
esofago
sexta-feira, 10 de junho de 2011
a boca é a abertura anterior do tubo digestorio dos animais e onde se enicia o proceso da digestao no home.geralmente localiza-se na boca. a boca localiza-se em cima da faringe.na boca localiza os dentes que preparam o alimento para a digestao por meio da mastigçao. os dentes reduzem os que preparam o alimento para a digestão ,por meio da mastigação., os dentes rerduzem os alimentos em pequenos pedaços, misturando-os á saliva,oque ira facilatar a futura açao das ezimas.
sexta-feira, 27 de maio de 2011
proteinas
as proteinas são grandes muleculas formadas pela uniaõde muleculas chamadas aminoacidos .a carne,o leite,e o queijo ,os ovos,o feijão ,a soja e a ervilha saõ exemlos de alimentos ricos em proteinas.
quando ingerimos proteinas elas são digeridas pelo nosso tubo digertorio.,
os aminuacidosque as formas se separam e são absssorvidas no intestino.depois ,passam para o sanguee são distribuidos para as celulas do organismo .
no interior das celulas, os aminoacidos são reagrupados e uma nova proteina e formada de acordo com a ''programacão'' de determinado gene.cada tipo de proteina que produzimos tem a sua ''montagem'' codificada por certo tipo de gente grande parte da proteinas que produzimos em nossas celulas tem funçao plastica ou contrutora isto é participar da estrura de nossos tecidos.
as proteinas podem tambem ter funçao reguladora no organismo .
é o caso das enzimas,proteinas expeciais que regulam as diversas reacões quimocas que ocorrem em nosso corpo
sexta-feira, 13 de maio de 2011
sistemas
veja os sistemas do corpo humano que serão estudados
*sistema genital (ou reprodutor)
*sistema digestório
*sistema respiratório
sexta-feira, 6 de maio de 2011
orgaõs
estomago por exemplo é um orgão do corpo humano. nele podemos reconhecre a preseça dos tecidos epitelioso muscular entre outros veja a figura a baix0
tecido nevoso
O tecido nervoso tem por função coordenar as atividades de diversos órgãos, receber informações do meio externo e responder aos estímulos recebidos.
Esse tecido é de origem ectodérmica e possui células de grande especialização. É responsável pela constituição do sistema nervoso que rapidamente integra os seres vivos no meio em que vive. O sistema nervoso surge através dos celenterados (água , corais, anêmonas, hidras e caravelas).
As células do sistema nervoso dividem-se em: Neurônios: os quais são responsáveis pelas funções receptivas. Células da Glia ou Neuróglia: as quais são responsáveis pela sustentação e pela proteção dos neurónios. O Tecido nervoso é sensível a vários tipos de estímulos que se originam de fora ou do interior do organismo. Ao ser estimulado, esse tecido torna-se capaz de conduzir os impulsos nervosos de maneira rápida e, às vezes, por distâncias relativamente grandes. Trata-se de um dos tecidos mais especializados do organismo animal.
O Sistema Nervoso é anatomicamente dividido em Sistema Nervoso Central (SNC), formado pelo encéfalo e pela medula espinhal e Sistema Nervoso Periférico (SNP), formado pelos nervos e gânglios nervosos. Tais tecidos são compostos por neurônios e gliócitos (ou células gliais).
sexta-feira, 29 de abril de 2011
tecido epitelial
tipos de divisao celular
sexta-feira, 8 de abril de 2011
celula
funçao:tem permabilidade setiva(seleciona o que entra e o que sai);protege a celula,realiza o transportte possivo(sem gosto e energia o2,co2,h2o
citoplasma
*maior parte da celula
*prenchimento de substancias:citosol
*onde se encontra as organelas (organoides)
*as organelas:
*mitocondrias
*ribossomos
*centriolos
*compexo golgience
*reticulosendoplasmaticos (lisa e rugoso)
menbrana plasmatica
as mitocondrias e a produçao de energia
as mitocondrias são organelas manbranas ou seja envolvidas por menbrana responsaveis pela resppiração celular fenômeno qie pemite acelula a obter a energia assim obtida poderão ser empregadas no desempenho de atividades celulares diversas
complexo golgi
tambem chamado de aparelho de golgi ,essa estrutura celular é formada por pilhas de sacos manbranosses achatado.
nucleo da celula
o botânico escocês robert brown (1773-1858 ) veriicou que as celulas possuian um corpuscolo geralmente arredondado .que ele chamou de nucleo do grego nux .
ele emaginou que nucleo era uma especie de semente da celula.
envoutorio nuclear
é a membrana que envolve o conteudo do nucleo ,ela é datada de numerosas poros que permitem a troca de subistancias entre o nucleo e o citoplasma de maneira geras, quando mais intensos é atividade celular maior é o numero careoteca.
nucleo plasmatico é o material gelatinoso que preenche o espaço interno do nucleo
nucleolo corpusculo não menbrana que se encontra sa cariolinfa
cromatina é o material genetico da celula que aparece como filamentos imersos na cariolinfa.