sexta-feira, 30 de setembro de 2011



sao estruturas individualizadas uma ou mais articulaçoes e pela suas contraçao sao capazes de trasmitir -lhes movimento .este é efetuado por celulas especializadas dominadas fibras musculares cuja energialatente é ou pode ser controlada pelo sistema nervoso .os musculos sao capases de transformar energia quimica en energia mecanica .
o musculo vivo é de cor vermelha . essa coloraçao denota a existencia de pigmentos e de grande quantidade de sangue nas fibras musculares.
os musculos representam 40-50% de peso corporal totoal.o corpo humano possui 640 musculos



Superficiais ou Cutâneos: Estão logo abaixo da pele e apresentam no mínimo uma de suas inserções na camada profunda da derme. Estão localizados na cabeça (crânio e face), pescoço e na mão (região hipotenar).
Exemplo: Platisma.


Profundos ou Subaponeuróticos: São músculos que não apresentam inserções na camada profunda da derme, e na maioria das vezes, se inserem em ossos. Estão localizados abaixo da fáscia superficial.
Exemplo: Pronador quadrado.




Longos: São encontrados especialmente nos membros. Os mais superficiais são os mais longos, podendo passar duas ou mais articulações.
Exemplo: Bíceps braquial.


Curtos: Encontram-se nas articulações cujos movimentos tem pouca amplitude, o que não exclui força nem especialização.
Exemplo: Músculos da mão.


Largos: Caracterizam-se por serem laminares. São encontrados nas paredes das grandes cavidades (tórax e abdome).
Exemplo: Diafragma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário