sexta-feira, 22 de julho de 2011
O SISTEMA LINFATICO
alem do sistema cardiovascular para a circulação do sangue o corpo humano passei outro sistema fuxo esquerdo :
o sistema linfatico compreende o conjunto formado pela linfa ,pelos vasos linfaticos e orgaos com os linfonodos ,o braço,o timo e as tonsilhas palastinas.
a linfa e um liquido claro,ligeramente amarelado ,que flui tambem tem em nosso corpo atraves dos vasos linfaticos .
parte do plasma sanguineo extravasa continuamente dos vasos capilares ,formando um material liquido entre as celulas dos diversos tecidos do organismo o liquido intercelular ou interstial.
uma parte desse liquido interalucar retorna aos capilares sanguineos,carregando gas carbonico e residuos diversos. outra parte da linfa e recolhido pelos capilares linfaticos .os capilares linfaticos transportam a linfa ate os vasos de maior calibre chamado vasos linfaticos.
Há vários grupos sangüíneos herdados independentemente entre si. São conhecidos diversos sistemas de grupo sangüíneos.
Entre eles podemos citar os sistemas ABO, Rh, MNS, Kell, Lewis, etc. O sistema ABO é o de maior importância na prática transfusional por ser o mais antigênico, ou seja, por ter maior capacidade de provocar a produção de anticorpos, seguido pelo sistema Rh.
Os antígenos deste sistema estão presentes na maioria dos tecidos do organismo . Fazem parte deste sistema três genes A, B e O podendo qualquer um dos três ocupar o loco ABO em cada elemento do par de cromossomos responsáveis por este sistema.
Os genes ABO não codificam diretamente seus antígenos específicos, mas enzimas que tem a função de transportar açúcares específicos, para uma substância precursora produzindo os antígenos ABO.
O indivíduo do grupo AB é possuidor de um gene A e de um gene B, tendo sido um herdado da mãe e o outro do pai. Ele possui nos seus glóbulos vermelhos os antígenos A e B, seu genótipo é AB.
No caso do grupo O, foi herdado do pai e da mãe o mesmo gene O. O gene O é amorfo, isto é, não produz antígeno perceptível. As células de grupo O são reconhecidas pela ausência de antígeno A ou B. Quando o gene O é herdado ao lado de A, apenas o gene A se manifesta; e se é herdado ao lado do gene B apenas o gene B se manifesta.
Ao realizarmos os testes rotineiros em laboratório, não podemos diferenciar os indivíduos BO e BB, e nem AO e AA. Os símbolos A e B, quando nos referimos a grupos, indicam fenótipos, enquanto que AA, BO etc. são genótipos (ver quadro abaixo).
FENÓTIPO | GENÓTIPO |
A | AO |
A | AA |
O | OO |
B | BO |
B | BB |
AB | AB |
É dito homozigótico quando o indivíduo é possuidor de genes iguais (AA, BB, OO), e heterozigótico quando os genes são diferentes (AO, BO, AB)
sexta-feira, 8 de julho de 2011
entestino grosso
O intestino grosso (simplificadamente e erroneamente chamado de cólon) é a parte final do tubo digestivo. Nele distinguem-se três partes: o ceco, o cólon e o recto (ou reto). O ceco é onde desemboca o intestino delgado, e onde se localiza um prolongamento em forma de tubo, o apêndice vermiforme. O cólon se subdivide em três partes: cólon ascendente ou direito, cólon transverso — que atravessa a cavidade abdominal da direita para a esquerda — e o cólon descendente ou esquerdo. O reto, que faz comunicar o cólon com o exterior através do orifício anal (ânus), apresenta uma dilatação chamada ampola retal, cujo alargamento (pelas fezes) desencadeia o ato de defecação. O ânus encontra-se fechado por um músculo chamado esfíncter anal, situado à sua volta, em forma de anel. No intestino grosso são acumulados os resíduos da digestão, as fezes, sendo-lhes absorvida a água antes de passarem à ampola retal.
sexta-feira, 1 de julho de 2011
entestino delgado
pouco a pouco o alimento dusco o estomago e passa para o intestino delgado e nesse orgão que a digestão dos alimentos se completa.ele revestido internamente por uma membrana chamada mucosa intestinal, sua celulas fabricam o suco enterico.
o intestino delgado mede serca de 6 cm de comprimento e compreende 3 partes. duodeno ,jejuno, eno ileo. obseve-o na figura ,
o duodeno tem aproximadamente 25cm de comprimento e a forma de letra c.
nele desembocan dois ductos um deles liberta a sua
estomago
o estomagos é um m orgao moscular em forma de saco . comunica-se com o entestino delgado por um orificio chamadon pirolo palavra que vem do grego que significa parteiro. o piloro tem ao seu redor uma mecanismo muscular que se contraem quando o alimento napo passa para o entestino delgado , fica retido no estomago ate que a funçao digestoria nele se completa . em seguida o piloro relaxa permitindo que o alimento passe pelo intestino delgado.
o estomago é resvistado internamente por uma menbrana chamada mucose gastica , que possui glandulas especiais para fabricassao do suco gastrico.quando chega ao estomago o alimento recebe o suco gastrico .
um do componentes desse suco é acido colidrico substancia sresponsaveis pela concideravel acides que le apresenta . o suco gastrico contem tambem uma esima chamado pepsino origen proteinas.