quarta-feira, 29 de setembro de 2010
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
equinodermos
São conhecidas aproximadamente 6000 espécies pertencentes ao filo Echinodermata. Esses animais de epiderme e esqueleto interno calcários são triblásticos, celomados, sem metameria e deuterostômios, podendo apresentar espinhos. De hábito exclusivamente marinho, podem viver livres ou presos por pendúnculo, na região bentônica. No estágio larval, possuem simetria bilateral e, quando adultos, simetria radial.
O sistema hidrovascular (ou ambulacral), uma característica peculiar do filo, desempenha funções de locomoção, fixação e captura de alimentos. Além disso, auxilia na respiração e excreção. Ele consiste em canais cheios de água marinha, que penetram no corpo por uma placa perfurada denominada madreporito, e se comunicam com os pés ambulacrais, presentes na superfície do corpo. A pressão exercida na água pelos pés ambulacrais permite a locomoção, fixação e captura de alimentos destes animais.
O sistema digestório é completo, com digestão extracelular. O sistema circulatório pode ser ausente ou reduzido, dependendo da espécie, sendo as substâncias predominantemente distribuídas via celoma.
O sistema respiratório pode ser reduzido ou ausente. No primeiro caso, a respiração é branquial. Não há sistema excretor: as excreções são lançadas diretamente no sistema hidrovascular.
O sistema nervoso é composto por um anel nervoso que circunda a boca, local onde estão os nervos radiais. Podem existir olhos simples, células táteis e olfativas.
A reprodução é sexuada. Os animais, dioicos, liberam os gametas na água. Após a fecundação, há o desenvolvimento de um ou mais tipos de larva, até que atinjam a idade adulta. Possuem excelente capacidade de regeneração.
Este filo possui duas classes e algumas subclasses:
CLASSE STELLEROIDEA: Compreende os indivíduos que apresentam corpo com braços.
Subclasse Asteroidea:
Representada pelas estrelas-do-mar, habitantes de costas marinhas, praias e rochas. Possuem, geralmente, cinco braços, sendo que estes não partem de um disco central. São carnívoras e necrófagas.
Subclasse Ophiuroidea:
Representada pelas serpentes-do-mar: animais noturnos que, durante o dia, se enterram no substrato ou se escondem sob pedras ou plantas. São parecidos com as estrelas-do-mar, mas seus braços são mais longos, esguios e articulados, e partem do disco central. São raspadores e necrófagos
CLASSE HOLOTHUROIDEA
Representada pelos pepinos-do-mar, indivíduos de corpo alongado e mole, em razão da ausência de carapaça. Vivem, geralmente, enterrados. São comensais e parasitas de algumas espécies de anelídeos, caranguejos e peixes.
CLASSE ECHINOIDEA
Animais de corpo arredondado, sem braços, com espinhos móveis e delgados: bolacha-de-praia e ouriço-do-mar. Os primeiros se alimentam de partículas orgânicas; os ouriços, de plantas marinhas e partículas orgânicas, e vivem em fendas de rochas circundadas pela água do mar. Possuem menor capacidade de regeneração.
CLASSE CRINOIDEA
Representada pelos lírios-do-mar, animais de braços ramificados e bastante brilhantes. Vivem em locais mais profundos, inclusive na região abissal, fixados por pedúnculo ao solo ou a recifes. Alimentam-se de plâncton microscópico e detritos.
Vermes e Verminoses
Teníase
Existem dois tipos de verme, um é a Taenia solium o outro é Taenia saginata, que causam somente um tipo de doença: a cisticercose. Que quando atinge o ser humano, ela fica alojada no intestino delgado do homem. Essa doença é causada pela presença de larvas nos tecidos dos suínos, bovinos e do homem.
A Taenia solium e a Taenia saginata, na forma larvária causam a teníase, já em forma de ovo, a saginata causa cisticercose no bovino e a solium causa cisticercose no suíno e no homem.
O suíno e o bovino são hospedeiros intermediários desses dois vermes, já o homem é seu hospedeiro definitivo.
Os animais são contaminados ao ingerirem fezes humanas que estejam contaminadas com ovos da Taenia solium e da Taenia saginata. Já o homem adquire a cisticercose, ao ingerir água e alimentos contaminados com ovos da Taenia solium.
Para sabermos os sintomas é necessário que seja feito no paciente exames com raio-x ressonância magnética e tomografia.
Para prevenir a cisticercose é preciso lavar bem as mãos antes de comer, lavar bem os alimentos e cozinhar bem as carnes, e além de tudo isso filtrar a água.
Fizemos uma entrevista no posto de saúde do Bairro Berger com a enfermeira Ignes, para saber como o nosso município está em relação as Verminoses:
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
poriferos_cnidarios
são os porifero animais simples que se alimentão por filtrasao . os cnidarios são constituidos basicamente por uma cavidade dijestoria e uma boca rodeada por tentacolos.
Os poliferos temm corpo coberto por poros por onde entra O2 e nutriente ;não apresentão tecido especialisado nem órgão --->sao muito simples e primitivo.
A reproduçao pode ser assesuada
são animas que vive fixo, uma família de agua doce as demais são marinhas ex:esponjas
os cnidarios--
são anemonas aguas vivas caravela hidrase e os corais .
--->tem boca rodeada por tentaculos
--->os temtaculos tem substancia urticante ,serve para capiturar alimentos e para sua defesa.
Eles tem reproduçao assexuada sexuada
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
a diferença entre vertebrados e invertebrados
quarta-feira, 14 de julho de 2010
penicilina
A descoberta da penicilina se deu de forma acidental, pelo médico e bacteriologista escocês Alexander Fleming, em 1928. Pesquisando substâncias capazes de combater bactérias em feridas, esqueceu seu material de estudo sobre a mesa enquanto saía de férias. Ao retornar, observou que suas culturas de Staphylococcus aureus estavam contaminadas por mofo e que, nos locais onde havia o fungo, existiam halos transparentes em torno deles, indicando que este poderia conter alguma substância bactericida.
Ao estudar as propriedades deste bolor, identificado como pertencente ao gênero Penicillium, Fleming percebeu que ele fornecia uma substância capaz de eliminar diversas bactérias, como as estafilococos: responsáveis pela manifestação de diversas doenças, tanto comuns quanto mais graves. A substância recebeu o nome de “penicilina”.
Reino fungi
são eucariontes.
São unicelulares mas também podem ser pluricelulares.
O reino fungi é formado por leveduras,cogumelos,orelha-de-pau,mofos e bolores.
São heterótrofos por absorção .
Eles vivem em lugares úmidos.
Os fungos unicelulares são formados por celulas hifas .
Estrutura do fungo unicelulares
a reprodução sexuada é através da união de 2 núcleos.
Reprodução assexuada
como os fungos estragam os alimentos como o pão
os esporos caem no pão ,germinam e dão origem ao novo fungo, desta forma o mofo vai se espalhando pelo pão ou qualquer outro alimento.
Os fungos unicelulares se reproduzem por divisão binaria .
Os fungos unicelulares chamados lêvedos realisão fermentação,produzem alguns alimentos:cerveja;vinho;queijo e etc..
e também produzem medicamentos com antibióticos.
Os fungos são classificados em grupo.
*zigomicetos=mofos que estragam alimento, roupas e moveis
*basidiomicetos=o cogumelos comestíveis e venenoso
*deuteromicetos=parasitas que causam doenças como micoses sapinho frieira.
*ascomicetos=leveduras -=fermentação ' pão e vinho.
Podem apresentar modo de vida diferente .
*parasitas causam doenças como frieira e sapinho.
*mutualísticos fungos que se associam com algas unicelulares e formam líquens sapro .
Fogos ou decompositores= decompõem a matéria orgânica transformando em sais minerais CO2
quarta-feira, 2 de junho de 2010
dengue
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Importância das Algas
Podem apresentar outros pigmentos .
As algas são classificadas de acordo com sua cor.
Grupo das unicelulares:
bacillariophyta verde amarelada,amarela. Ex: diatomáceas euglenófitas. Ex: euglena ,Graciliano são verdes. Dinofhyta,
ex cerátium sp verdes ate vermelho.
grupo das pluricelulares
são mais complexas do que as unicelulares e podem ter partes semelhantes as folhas e os caules de plantas mas não são classificadas como plantas por que não formam tecidos com função especializadas entre as algas pluricelulares destacantes as phaeophytas (são pardas)
as chlorophyta(algas verdes)
e as rhodophytas(algas vermelha)
as algas são maiores produtoras de oxigênio do planeta.
Algumas algas são comestíveis.
Algumas algas produzem substancias usadas para fabricar creme dental , pasta para polir, cremes champo, sorvete,pudim,bala de goma etc...
os protozoários podem viver nos intestinos do cupim ajudando na digestão da celulose outros são usadas no controles biológico de pragas
quarta-feira, 19 de maio de 2010
Reino Monera
os grupos são:eubactéria arqueobatérias.
Elas vivem em lugares como pântanos e inclusive
vulcões;podemos encontrar bactérias em todo lugar
do planeta.
As bactérias podem apresentar estrutura para se locomover
como:flagelo,cílios .Existem várias formas de bactérias
como:estreptococos, cocos, diplococos, estafilococos,
vibriões,bacilos, espirilo. Se reproduzem pela reprodução
assexuada ou seja divisão binária.
Elas causam malefícios como: estragam alimentos e causam
doenças.
Benefícios:decompõe matéria orgânica,
produzem medicamentos como antibiótico e insulina,
produzem alimentos como:iogurte,queijo,coalhada,vinagre,leite.
Ajudam na limpeza de solos e águas contaminadas e
causam algumas doenças, como tétano.